Você sabe quem foi Dr. Maurício Cardoso? – por Vinícius Mitto

26

Nascido em 1888 na cidade de Soledade, Joaquim Maurício Cardoso foi um político e jurista formado em São Paulo. Foi Deputado Estadual gaúcho em 1913 e durante o Governo de Getúlio no RS foi um grande articulista militar. Em 1931, foi nomeado Ministro da Justiça do primeiro Governo de Vargas, tendo forte ligação com a inclusão do voto feminino e criação da Justiça Eleitoral.

Durante a revolução paulista de 1932, foi o principal interlocutor de Getúlio Vargas, infelizmente sem conseguir grandes feitos. Foi Deputado Constituinte em 1934, chegando a ser interventor federal no RS, durante o ano de 1938, sendo após nomeado Secretário da Agricultura gaúcho. Morreu num acidente aéreo na Baia da Guanabara, em 15 de agosto de 1938, quando regressava ao Rio de Janeiro.

No mesmo ano, a Prefeitura de Porto Alegre presta homenagem, trocando de praça São Manoel, para Praça Dr. Maurício Cardoso, no coração do bairro Moinhos de Vento. A praça conta com quase 6.500 metros quadrados, possuindo inicialmente espelho d´água, córrego, floreiras, bebedor, fonte, escultura de um puma, bancos, brinquedos infantis e vasos ornamentais no estilo marajoara. Atualmente, infelizmente conta com diversos moradores de rua habitando seu entorno e em estado de degradação de seus equipamentos.

 

Comentários